POESÓ

TUDO PODE VIRAR PÓ
OU
POEMA





















domingo, 21 de julho de 2013

VINICIUS

Clube da MPB.
Vinicius de Moraes

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes
19/10/1913, Rio de Janeiro (RJ) – 9/7/1980, Rio de Janeiro (RJ)

Vinicius de Moraes foi diplomata, jornalista, escritor e, ao lado de Tom Jobim e João Gilberto, criador da Bossa Nova. Foi parceiro de Carlos Lyra, Pixinguinha, Ari Barroso, Baden Powell, Edu Lobo, Dorival Caymmi, entre outros.

Um dos criadores da bossa nova, Vinicius de Moraes começa a escrever e compor já durante a infância. Em 1933, formado em Direito e no Curso de Oficial de Reserva, publica "O Caminho para a Distância", seu primeiro livro.

Durante a década de 1930, torna-se amigo dos modernistas Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Oswald de Andrade. Além de publicar outros livros, recebe uma bolsa para estudar literatura inglesa na Universidade de Oxford, permanecendo na Inglaterra durante um ano e retornando ao Brasil em virtude da eclosão da II Guerra Mundial.

Sua carreira jornalística é intensa durante a década de 1940. No A Manhã, atua como crítico cinematográfico e colaborador do Suplemento Literário, ao lado de Manuel Bandeira e Cecília Meireles, entre outros. Em seguida, dirige o Suplemento Literário de O Jornal, lançando nomes como Pedro Nava e Oscar Niemeyer.

Colabora como articulista e crítico de cinema em diversas publicações e escreve crônicas diárias para o jornal Diretrizes. Em viagem ao Nordeste, torna-se amigo de João Cabral de Melo Neto. Nessa época, conhece os poetas chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda.

Conheça sua história em: http://migre.me/fouPo

Fonte: Acervo/Estadão
Caricatura: Carlinhos/AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário